Sunday, March 11, 2007

Roleta Russa

Viver implica uma boa dose de inconsciência! Para termos equilíbrio, e vivermos cada momento, temos que acreditar na nossa imortalidade. Ou seja, vivermos de forma despreocupada, acreditando sempre que tudo irá correr bem no nosso pequeno mundo - que a nossa integridade física e psíquica será preservada, bem como a daqueles que nos são próximos; se não o fizermos, mergulhamos certamente num estado de hipervigilância, que nos impede de experimentar as emoções de cada momento ou até de arriscar vivê-las. O medo apodera-se de nós e bloqueia toda e qualquer acção, podendo chegar-se ao medo de ter medo, experiência difusa e desequilibrante. Racionalmente, sabemos que tudo pode acontecer-nos, já que estamos expostos a uma série de adversidades, que podem marcar para sempre a nossa vida. Assim, radicada numa atitude optimista e positiva, esta crença na imortalidade (crença ou ilusão), permite-nos viver de forma mais ou menos despreocupada, correr alguns riscos, mantendo com o perigo eventual uma relação equiparada e assim intervir na roleta russa da nossa própria vida.

2 Comments:

At Monday, March 12, 2007 , Blogger Madrid said...

Nao acredito que precisemos de mentir a nos proprios para conseguir viver. Penso que dizer que precisamos de uma boa dose de inconsciencia para termos equilibrio, talvez seja um pouco exagerado. Acredito sim que precisamos e' de bom senso para perceber que a vida nao e' uma roleta russa, apesar de em certos momento tambem nao estar muito longe disso; temos alguma liberdade para escolher o nosso destino, para prevenir o futuro e em parte o alterar, para antecipar riscos e corrigi-los. A verdade e' que as pessoas escolhem os riscos que correm: que vicios tem, que dieta tem, que habitos tem, que personalidade tem, que espirito tem... ou nem todos ;)!!! Bem, mas acredito que o bom senso de pensar que de facto ha certas coisas que simplesmente temos que aceitar porque nao temos qualquer capacidade de controlo, sera suficiente para viver tranquilamente, sem grande agitacao emocional provocada por medos. Acho que essa inconsciencia de que falas esta' presente nas fobias; e' em momentos em que essas fobias se manifestam que as pessoas perdem toda a consciencia e sao, e agora volto tudo ao contrario, pocos de inconsciencia que nada conseguem controlar. Ves entao que de facto a inconsciencia, na realidade, rouba-nos o equilibrio!!!

Podemos sempre pensar em algo que esta quase a tornar-se um "cliche'", um paradoxo "cliche'": porque e' que tantas pessoas tem medo de voar se a probabilidade de morrerem num aviao e' dezenas de vezes inferior 'a de morrer num automovel!!! Mas no entanto, ha muitas mais pessoas com fobia aos avioes do que aos automoveis (penso eu!!! :)) ). Utilizando a consciencia e o bom senso, conseguimos sobreviver de forma muito tranquila (e por vezes ate disso tiramos algum gozo) 'aqueles momentos de alegre turbulencia em que as viagens aereas sao proficuas!!

Parece que apenas comentei a tua primeira frase!!
De duas uma, ou a MissPoetry esta' a prolongar-se demais nos seus comments, ou eu estou um chato!!! A primeira pode ser! A segunda e' de certeza!!
Bisoux

 
At Thursday, March 15, 2007 , Anonymous Anonymous said...

Helix:
A inconsciência e ilusão a k me refiro, diz respeito a uma perspectiva positiva da vida e do mundo; pode ser vista como uma ilusão, que nos facilita a vida, já que, o excesso de racionalidade expresso na tentativa de controlo de tudo, pode ser doentio. Nem todas as pessoas usam adequadamente a racionalidade, outras, só o fazem às vezes (quando conseguem).
Uma outra coisa: mais k sobreviver, VIVER!
Beijossssssssssssssssss

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

online Free Web Counter
Free Counter