Thursday, March 08, 2007

Elo Mais Fraco?

Parece então que hoje é dia de pensarmos nas mulheres! Muito bem; tal como existem outros dias, que assinalam as minorias, grupos desprotegidos ou mesmo que chamam a atenção para certas doenças e comportamentos, no dia 8 de Março, festeja-se a existência desses seres algo enigmáticos (que não trazem livro de instruções nem nada), mas que fazem parte da nossa realidade. Deparamo-nos com tais seres frequentemente, ficamos admirados pelo facto de quererem ocupar determinados lugares na hierarquia social, remetendo para segundo plano a família e os supostos “deveres” apenas a elas atribuídos. Ficamos igualmente surpreendidos, quando observamos a realidade empresarial e percebemos que querem receber o mesmo vencimento que é pago aos ilustres membros do sexo oposto, quando desempenham funções similares (recebem salários inferiores, no desempenho da mesma função). Outro facto admirável, são os entraves à empregabilidade feminina, bem como às promoções… claro que é preferível enquadrar um homem, pelo menos é certo que não vai engravidar ou acompanhar a família ao médico! Isto para não falar daquelas que não gostam de apanhar umas palmadas, por conduta indevida, pois que um homem tem que saber impor-se Lol! Se a inteligência não dá para mais… Por tudo isto, sem dúvida que devemos pensar nas mulheres, mas pensar nas mulheres, é talvez pensar nas PESSOAS. Assim, o dia M, pode até ter sido um dia importante no passado, como afirmação da classe operária feminina, que na época reclamava 10 horas de trabalho diário, em vez das habituais 16... Mas será que ainda faz sentido a existência desta data quando se pretende a igualdade de oportunidades??? Para quando o enterro deste dia? Enterrar este dia significa que a mentalidade da sociedade se encontra preparada para olhar para as pessoas, independemente do género. Beijinhosssssssss

6 Comments:

At Friday, March 09, 2007 , Blogger misanderstood said...

concordo em parte com o teu post, Misspoetry.mas nao acho a mulher o sexo fraco, como se diz por aí. E as coisas estão a mudar, não tão rápido como era desejável, mas estão a mudar. Agora compara a mulher de há 40 anos com a de agora...nessa altura era completamente diferente.E só de pensar nas mulheres muçulmanas, até me causa arrepios...
kisses.

 
At Friday, March 09, 2007 , Blogger Gonçalo said...

Não concordo com a generalização que atribuis à comemoração de dias para as minorias. Se assim fosse, será que os feriados religiosos seriam dias para as minorias num país católico? E o dia de Portugal quereria celebrar a minoria que somos? Haverá uma maioria de não fumadores que exijam a celebração do dia do não fumador? Estes são apenas alguns exemplos que comporvam que os dias também celebram causas justas e válidas.
Sendo assim, concordo com a existência deste dia como justo reconhecimento à mulher e a tudo o que lutou durante a sua História. E não encaro-o como um dia minoritário até porque começam-se a perceber alguns sinais de igualdade e reconhecimento do valor feminino por parte da classe masculina, sinto que cada vez há maior partilha e o sentido de um país desenvolvido nos seus princípios e valores terá de passar por aqui.
Sendo assim, espero que o machismo seja uma atitude em vias de extinção e que haja maior igualdade de oportunidades entre cada sexo.
Beijinho grande e fica bem;)

 
At Friday, March 09, 2007 , Anonymous Anonymous said...

Misanderstood:
As mulheres muculmanas continuam a ser vítimas da sua própria cultura...
Beijinhos

 
At Friday, March 09, 2007 , Anonymous Anonymous said...

Gonçalo:
Claro k há dias comemorativos k fazem sentido... alguns feriados religiosos, enfim... estão integrados na nossa cultura, apesar de poderem fazer mais ou menos sentido. O dia da mulher, existe, devido ainda à necessidade k existe de chamar a atenção para a desigualdade. "... até porque começam-se a perceber alguns sinais de igualdade e reconhecimento do valor feminino" - Gonçalo, isto é dramático! Somos todos pessoas, recuso-me a ficar satisfeita com esses "sinais de igualdade". Há realmente um longo caminho a percorrer...
Beijinhos

 
At Sunday, March 11, 2007 , Anonymous Anonymous said...

Minha cara congénere de género...
Pela primeira vez alinhei num jantar de mulheres neste dia... reunimos 20 colegas e lá fomos nós extravazar...Concordo quando diz que somos todos pessoas, mas infelizmente e apesar de alguma evolução, ainda há um longo caminho a percorrer...para além das mulheres árabes e não só, basta ver a discriminação no trabalho e a preferrência dada aos homens em determinadas empresas...eles não engravidam...e é precisamente aqui que apetece gritar a plenos pulmões: Que sociedade é esta? Onde a maternidade e a assistência aos filhos é penalizada? Que futuro nos reserva este tipo de atitudes? Cada vez mais me convenço que há muita coisa aindaa a fazer e é na educação que ponho a esperança de mudar mentalidades retrógradas...mas seremos capazes? Com um ministério que nos atormenta e nos reduz ao ridículo quando lhe convém? Espero que, apesar do desalento instalado, haja força para prosseguir em busca de mais e melhores atitudes face à humanidade e às mulheres em particular ...em busca da tão pretendida igualdade.

 
At Sunday, March 11, 2007 , Anonymous Anonymous said...

Cara Anónima:
Aproveitar a data para juntar o pessoal e conviver, é das melhores coisas k pode fazer-se num dia destes :)
Temos k ter força, ser coerentes e apostarmos também na educação das novas gerações, já k ainda são as mães k educam de forma mais próxima os filhos para a igualdade ou para a diferenciação.
Beijinho

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

online Free Web Counter
Free Counter