Monday, August 21, 2006

Mudança e Transição

Da mudança e transição, pode surgir a evolução. Queixamos-nos das rotinas, que chegamos a abominar, mas é quando estas se perdem, que lamentamos o seu desaparecimento. São as habituais ambivalências humanas. Talvez os extremos nos aborreçam, devido ao desgaste; claro que cada um de nós tem a sua grelha de ponderação, assim, o "muito", poderá assumir contornos de "pouco" ou "quase nada". Há um receio que nos assalta, quando pensamos na mudança, que representa o desconhecido, algo que não controlamos; excepção feita para aqueles que buscam no desconhecido, a sua forma exclusiva de gratificação. Neste caso, o risco, o desafio são o móbil de toda a acção; os receios, se existirem, são remetidos para segundo plano, ou internalizados como impulsos para a acção. Há momentos nos quais temos que arriscar, tentar, experimentar; sob pena de vivermos a lamentar aquilo que não fizemos e desejávamos ter feito; porém, nessa retrospectiva das vivências passadas, poderá já não haver retrocesso possível. Amigos, comentemmm Beijos e a todos!

1 Comments:

At Wednesday, September 06, 2006 , Blogger Gonçalo said...

Confesso que sou uma pessoa avessa à mudança, durante estes 22 anos de vida sempre fui uma pessoa que gosta de ter algum controlo sobre a minha acção e dos anos mais difíceis que vivi passaram-se no meu 3º ano de curso de enfermagem. Este ano foi repleto de estágios, ao todo sete estágios em cerca de 9 meses, ou seja, estágios de 5 em 5 semanas em que nos momentos em que me estava a sentir integrado e com vontade de continuar, tinha de abandonar esse serviço e apresentar-me noutro passado dois ou três dias.
Um ano em que fui confrontado diversas vezes com a mudança, ambicionando por uma estabilidade que me desse alguma tranquilidade. No entanto, cresci muito com estes momentos, tornei-me uma pessoa mais segura e confiante, admitindo mais a mudança como algo importante. Até porque nos momentos de rotina também me sinto desconfortável e só ambiciono mais aventura e desafio...
Ainda estou a formular a minha opiniao acerca da mudança/transição na vida humana, preciso ainda de estabilidade, mas sem dúvida que a mudança é fundamental e o teu texto ajudou-me ainda mais a perceber isso.
Beijinho grande e continua a escrever mais porque preciso das tuas palavras para aprender ainda mais;)

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

online Free Web Counter
Free Counter